segunda-feira, 12 de abril de 2010

maiis um pouquinho

Quem detecta a escoliose?
Por norma cabe sempre aos pais, aos professores (sobretudo os de educação física) a observação da coluna e das posturas da criança ou pessoa em causa e encaminhar para alguém que possa avaliar a situação, muitas das vezes o ortopedista.
Após a avaliação pelo médico e sempre que exista escoliose (mesmo que pequena e "sem importância") há que recorrer a alguém que possa corrigir eficazmente o problema.
Como corrigir?
A nível médico as soluções passam pelo uso de coletes ou mesmo pelo uso da cirurgia nos casos mais avançados ou que não reagem ao uso do colete.
Escusado será dizer que a cirurgia é sempre um método invasivo e que deveria ser evitado sempre que possível.
Quanto ao colete, para além do desconforto que ele provoca, pode ser causa de problemas emocionais sobretudo em crianças e adolescentes que se podem sentir inferiores devido ao seu uso.
Infelizmente como muitos pais que já passaram por este problema já sabem, o colete pouco ou nada faz.
Ou seja acaba por não resolver nada e ainda provoca demasiado sofrimento quer a quem o usa quer aos diversos elementos familiares.
A nível de fisioterapia podem-se usar várias abordagens para ajudar a corrigir a escoliose.
A natação é também um bom método uma vez que proporciona relaxamento, alongamento e fortalecimento musculares o que pode ser uma mais valia.
Outras abordagens podem incluir massagem, osteopatia, quiroprática, e muitas outras abordagens ou terapias.
Escusado será dizer que há que saber quais as causas da escoliose e corrigir essas causas. Para isso há que saber que soluções usar para as causas que existentes pois podendo as causas ser muitas, também as soluções podem ser muitas.
Estas soluções são as correntes mas que pelos fracos resultados ou resultados lentos têm sido muito neglicenciadas pela comunidade médica e pelas pessoas que se cansam de verem poucos resultados ou se cansam do tempo que levam para os obter.
Hoje no entanto existem soluções muito mais rápidas e eficazes e é desta forma que a Libertação Miofascial e outras dão muito boas respostas neste e noutros problemas. Veja mais acerca da escoliose.
Nota: Devido ao seu toque suave estas terapias estão indicadas para todas as pessoas incluindo crianças e recém nascidos.
Para todos aqueles que querem saber mais acerca da fáscia e da sua importância, eu recomendo a leitura dos sites que se seguem e que estão em Inglês.
Quando se aprende a lidar com as fáscias e a fazer alterações profundas nelas, os resultados ultrapassam tudo aquilo que se possa imaginar e essa é a razão dos muitos "milagres" que todos os dias acontecem em todo o mundo.
Dores crónicas, fibromialgias, escolioses, e muitos, muitos outros problemas (físicos ou não) respondem bastante bem à aplicação de técnicas fasciais e miofasciais.
Felizmente que a fáscia não é apenas uma invenção e hoje, tal como já no passado, as Universidades e a comunidade cientifica estão fazendo muitos estudos e muito trabalho para que haja um maior entendimento e para que dores (crónicas ou não) e muitos problemas físicos sejam eliminados.
Infelizmente ainda existe muita falta de informação acerca destas soluções sobretudo dentro do cidadão comum que não tendo feito uma boa pesquisa continua a sofrer uma vez que estas informações não costumam ser divulgadas pela comunicação social e muitos profissionais de saúde infelizmente também ainda não as conhecem.

E terminamos de falar sobre a escoliose amanhã outras problemas
voocs tbm podem nos ajudar comentando qual problema voccs gostariam de ser comentados!

Um comentário:

  1. Oi,eu uso colete a 9 meses, e melhorei muito até agora e MUUIITO mesmo, eu também faço RPG que é a reeducação da postura.
    O meu grau de escoliose é bem "importante"...
    Mas quanto a adaptação do colete, bom foi normal
    todos os meus amigos aceitaram alguns nem perceberam, o que me incomoda é só o calor...mas isso é só nas primeiras semanas.
    É que eu só queria 'corrigir', pois o colete adianta, ah uma grande melhora para quem usa DIREITINHO.......Para quem esta começando a usar agora lembrem que é para o bem de vcs então,usem...*-* eu uso direto e não me incomodo não [rs]
    Obrigada
    (não desanimem!)

    ResponderExcluir